Notícias: Prémios e Distinções

NVIDIA GPU Grant Program

O projeto de investigação "SmartHeart", liderado pelo docente da FCUP Miguel Coimbra recebeu, no âmbito do programa NVIDIA GPU Grant Program, uma distinção com a atribuição de uma placa NVIDIA GeForce Titan Xp. Neste grupo de investigação, integrado no Instituto de Telecomunicações, estão também envolvidos Francisco Renna e Jorge Oliveira.

A NVIDIA apoia a investigação em "Deep Learning for Enhanced Signal Processing in Automatic Cardiac Auscultation", reconhecendo a importância deste projeto pioneiro que pode abrir portas para melhorar o processo de auscultação cardíaca automática recorrendo à tecnologia para ouvir o que o ouvido humano não consegue. A auscultação cardíaca é um dos mais simples e rápidos exames de rastreio cardiopulmonar, com uma relação custo-eficácia imbatível. No entanto, a mestria desta arte clínica é difícil de atingir, dadas as características específicas do som de auscultação, desadequadas para o ouvido humano.

A aplicação dos mais recentes avanços na teoria de deep learning, que requer equipamento de elevada capacidade para o seu processamento complexo, tem sido um desafio para este projeto. Esta placa gráfica, acoplada a uma estação de trabalho adequada, cria assim as condições ideais para as experiências a realizar pela equipa.

A investigação em sistemas CAD (Computer-Assisted Decision) centra-se fundamentalmente em desafios de processamento de sinal e de aprendizagem máquina, em que as arquiteturas de deep learning têm mostrado um elevado potencial na resolução deste tipo de problemas, abrindo caminho a novas avenidas de investigação a ser exploradas pelo projeto "SmartHeart", agora também com o apoio da NVIDIA.

Saber mais →