Notícias: Prémios e Distinções

Medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Informática

De 1 a 8 de Setembro realizaram-se em Tsukuba (Japão) as 30as Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). 335 alunos de escolas secundárias provenientes de 87 diferentes países ou regiões participaram neste evento. Para além de um variado programa social, dois dias de competição, de 5h e 3 problemas cada, colocam à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, que dão o seu melhor para representarem o seu país.

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos do ensino pré-universitário seleccionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), organizadas conjuntamente pela APDSI e pelas Universidades do Porto e do Algarve.

O DCC está desde há muitos anos ativamente envolvido nas ONI e IOI a vários níveis. Em termos científicos, desde 2001 que está envolvido na criação dos problemas e na preparação e treino dos participantes portugueses. Em termos logísticos, desde 2006 que acolhe a final nacional e desde 2005 faz parte da comitiva portuguesa que se desloca até às IOI. Presentemente, lidera toda a parte científica da prova, apostando fortemente na criação de condições para que os alunos portugueses de todas as regiões do país possam brilhar ao mais alto nível, sendo que nos últimos anos Portugal tem obtido múltiplas medalhas nas IOI e também em concursos com o CIIC (Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação).

Este ano a delegação portuguesa foi liderada por Pedro Ribeiro (Team Leader - docente do DCC) e por Pedro Paredes (Deputy Leader - alumni do Mestrado em Ciência de Computadores do DCC), tendo sido responsáveis por toda a parte técnica e científica da criação de problemas e da preparação dos concorrentes portugueses. Na organização estiveram também envolvidos Gonçalo Paredes e Ricardo Pereira, alunos da Licenciatura em Ciência de Computadores do DCC. Os concorrentes portugueses nas IOI foram os alunos Kevin Pucci (11º ano do Ag. Esc. Dr. Júlio Martins - Chaves), David Nassauer (11º ano da Esc. Sec. D. Filipa de Lencastre - Lisboa), André Guimarães (11º ano do Externato Marista de Lisboa) e Diogo Rodrigues (12º ano do Ag. Esc. do Castêlo da Maia).

Os resultados alcançados foram excelentes, sendo que a delegação portuguesa viu o seu árduo trabalho de preparação colher frutos com o aluno Kevin Pucci obtendo uma medalha de prata, a primeira de sempre para Portugal, que acumula agora no seu histórico 1 medalha de prata (2018) e 8 medalhas de bronze (2 em 2017, 1 em 2016, 2 em 2012, 1 em 2011, 1 em 2009 e 1 em 2002).

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao CIIC, uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado global foi também muito bom, com a obtenção de 1 medalha de ouro (Kevin Pucci), 3 medalhas de prata (José Pedro, Maria Madrugo e Diogo Rodrigues) e 2 medalhas de bronze (David Nassauer e Leonardo Tavares).

Em 2019 teremos nova edição das Olimpíadas Nacionais de Informática novamente apoiada e organizada pelo. As ONI são disputadas em várias fases de selecção, culminando na selecção dos alunos que irão representar Portugal nas 31as Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irão realizar em Agosto na cidade de Baku, no Azerbaijão.

- Saber mais sobre o envolvimento do DCC na Programação Competitiva