Notícias: Prémios e Distinções

Concurso Estímulo ao Emprego Científico

Francesco Renna, docente do DCC e investigador do Instituto de Telecomunicações, ficou classificado em primeiro lugar nacional, na categoria de Investigador Auxiliar no painel de "Electrical, Electronic and Information Engineering” do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017 promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A sua atividade de investigação pós-doutoral tem considerado problemas na interface entre processamento de sinal e aprendizagem de máquina, com o objetivo de determinar os limites fundamentais na elaboração da informação extraída de sinais de alta dimensão e o desenho de algoritmos eficientes que possam atingir estes limites. Tais resultados foram utilizados no estudo de diferentes aplicações para a aquisição e elaboração de dados, incluindo reconstrução de imagens hiperespectrais, compressão de imagens, sensoriamento remoto, etc. 

Mais recentemente, integrou o grupo de investigação liderado por Miguel Coimbra (docente do DCC) e tem-se focado no estudo e processamento de sinais biomédicos, em particular de som cardíaco. Neste sentido, o projeto premiado no concurso de estímulo ao emprego científico individual é focado sobre o desenvolvimento de novos algoritmos de separação de fonte para a análise do som cardíaco. Tais algoritmos visam explorar a estrutura subjacente a este tipo de sinais de forma mais eficaz, com abordagens que conjugam avanços recentes nos campos do sensoriamento compressivo e do deep learning. O conjunto de resultados que se pretende atingir com este projeto contempla igualmente a integração dos algoritmos desenvolvidos em sistemas de apoio à decisão que permitam, a partir da gravação de sons cardíacos, extrair mais informações úteis para um diagnóstico.
 
Este ano letivo, Francesco Renna, está envolvido nas unidades curriculares de “Teoria da Informação” e de “Sistemas e Aplicações”.

Também lhe pode interessar

23/04/18

NVIDIA GPU Grant Program

NVIDIA apoia investigação no DCC