"Machine Learning: A Practical Approach to the Statistical Learning Theory"

No próximo dia 16 de Novembro pelas 14h30 na sala FC6-1.46 do DCC, o Professor Rodrigo Mello irá dar uma palestra no DCC intitulada "Machine Learning: A Practical Approach to the Statistical Learning Theory".

Rodrigo Mello é, atualmente, professor convidado da Télécom ParisTech, Paris, França e professor associado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil. Ele completou o doutoramento na Universidade de São Paulo, em 2003. Os seus interesses de investigação incluem as provas teóricas de aprendizagem para cenários supervisionados e não supervisionados, os conceitos de teoria estatística de aprendizagem, machine learning,  aplicações em sistemas dinâmicos, análise de séries temporais e fluxos de dados.

A palestra é organizada pelo DCC-FCUP e pelo grupo de investigação LIAAD-INESCTEC e é aberta a todos os interessados.

Título:

Machine Learning: A Practical Approach to the Statistical Learning Theory"

Sumário:

In this talk, Prof. Mello introduces the main concerns and motivations to the Statistical Learning Theory based on his recently published book (under the same title of this talk) in conjunction with Prof. Moacir Antonelli Ponti, both from the University of São Paulo, ICMC, São Carlos, Brazil. The Statistical Learning Theory provides the theoretical foundations to supervised learning, helping to understand the complexity of algorithm biases, necessary sample sizes to ensure learning conditions and most specially the bounds to ensure results on never seen examples out of models build from training sets.