Ensino: Mestrados

Mestrado em Ciência de Dados (Data Science)

Descrição

 

O objetivo principal do Mestrado em Data Science (M:DS) é o de formar profissionais altamente qualificados em Data Science, com particular atenção à análise de grandes volumes de dados. Diversos avanços tecnológicos têm contribuído para este crescimento do volume de dados disponível. A redução do custo de inúmeros sensores, o avanço da “informatização” da grande maioria das atividades humanas, o fenómeno conhecido como Internet of Things (IoT), entre outros fatores, têm estado na origem deste crescimento. Este enorme volume de dados “esconde” informação útil sobre as organizações e as respetivas atividades. Ser capaz de descobrir essa informação a partir desse grande conjunto de dados é, portanto, uma vantagem competitiva que a maioria das organizações já identificaram como chave para serem bem-sucedidas.

 

O curso foi desenhado para fornecer conhecimentos sólidos nas áreas da análise estatística e da ciência de computadores. A Data Science é, efetivamente, uma área que intersecta estas duas áreas do conhecimento sendo importante que diferentes tópicos destas duas áreas sejam dominados pelos especialistas em Data Science. Para além de conhecimentos teóricos sólidos sobre estas matérias, é outro dos objetivos principais dar conhecimentos práticos e aplicados em Data Science, concretamente através da forma como as aulas serão lecionadas, mas também através da realização de trabalhos e projetos em colaboração com empresas que possuam problemas reais que requerem métodos de Data Science.

 

Saídas Profissionais

 

Este mestrado tem como objetivo formar profissionais em Data Science e, desta forma, ajudar a colmatar as reconhecidas lacunas a este nível em termos da mão de obra disponível atualmente no mercado de trabalho, conforme alertado por diversos estudos e entidades empresariais.

 

 

 

[Página do curso →]

 Plano de Estudos M:DS 2018/2019