Estudantes

Concursos de programação

O DCC tem uma longa história na participação e organização de concursos de programação, constituíndo-se como a instituição portuguesa mais bem sucedida nesta área da programação competitiva. Fomentamos sempre o gosto nos nossos alunos pela resolução de problemas, pela criatividade, e pelos desafios algorítmicos. Acreditamos e sabemos por experiência própria que a viagem dos nossos alunos pelo mundo dos concursos os faz evoluir a vários níveis, não apenas cientificamente, mas também como pessoas. Mais do que uma classificação em si (e queremos sempre mais e melhor), o percurso de treino e o convívio e partilha de conhecimento com outros alunos e professores interessados torna-nos numa comunidade ativa que cultiva a excelência e genuíno gosto e prazer pela programação competitiva. Temos orgulho em ser uma escola de campeões de programação e queremos contar contigo para continuarmos esta bonita história.

 

Contactos: pribeiro@dcc.fc.up.pt

 

 Concursos de Programação ACM-ICPC

O ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC) é o maior, mais antigo e mais prestigiado concurso de programação mundial para alunos universitários. Em 2017 envolveu cerca de 50,000 alunos de mais de 3,000 universidades de 111 países diferentes. O ICPC é promovido pela Association for Computing Machinery (ACM), a maior sociedade científica e educacional ligada à computação.

 

O ICPC é um concurso anual, disputado por equipas de 3 problemas resolvendo desafiantes problemas em linguagens de programação como o C, C++ e Java. Tem várias etapas nacionais e internacionais) e culmina numa final mundial.

 

O DCC participa no ICPC desde 1999 e teve um papel pioneiro em Portugal, sendo o fundador original da MIUP, a prova nacional que reúne as melhores instituições portuguesas.

 

- Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP)

 

A MIUP é a prova ICPC nacional que reúne todos os anos as melhores equipas das mais prestigiadas instituições de ensino portuguesas. A primeira MIUP realizou-se em 2001 precisamente no DCC. Em 17 edições desde então realizadas (uma por ano) as equipas do DCC venceram 8 MIUPs consolidando um domínio avassalador (as segundas instituições mais bem sucedidas, FEUP, IST e UCoimbra, venceram 2 MIUPs cada). O DCC esteve todos os anos envolvido na Comissão Científica e na criação dos problemas, e é também a instituição portuguesa que mais vezes organizou fisicamente a MIUP, tendo acolhido a prova por 3 vezes.

 

Principais destaques:

  • Equipas do DCC venceram 8 das 17 edições da MIUP;
  • DCC nos últimos 5 anos: 4 primeiros lugares, 1 segundo lugar e 1 terceiro lugar;
  • DCC é a instituição que mais vezes organizou a MIUP (2001, 2012 e 2015).

 

Websites das últimas MIUPs: MIUP'2017 | MIUP'2016 | MIUP'2015 | MIUP'2014 | MIUP'2013

 

- Southwestern Europe Regional Contest (SWERC)

O SWERC é a nossa regional europeia do ICPC. Engloba participantes das melhores universidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Suiça e Israel. O DCC participa desde 1999 no SWERC e desde então foi por por 12 vezes a melhor instituição portuguesa em 19 edições, o triplo da instituição portuguesa a seguir a nós. Mais do isso, é também de uma equipa do DCC o melhor lugar de sempre num SWERC, o 2º lugar alcançado em 1999.

 

Principais destaques:

  • DCC teve a melhor equipa portuguesa em 12 das últimas 19 edições do SWERC;
  • Nos últimos 4 anos foi sempre a melhor equipa portuguesa;
  • Tem o melhor resultado de sempre de uma equipa portuguesa (2º lugar em 2000);
  • Ficou por 7 vezes no top-8 contra apenas 2 vezes do somatório de todas as outras instituições nacionais.

Websites dos últimos SWERCs: SWERC'2018 | SWERC'2017 | SWERC'2016 | SWERC'2015


Olimpíadas Nacionais de Informática

As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) são um concurso de programação destinado a alunos do Secundário. O seu principal objectivo é promover o gosto pela algoritmia, pela programação, e seleccionar e preparar os concorrentes portugueses que irão participar nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). As IOI são uma das grandes olimpíadas científicas internacionais, contando todos os anos com a participação de concorrentes de mais de 80 países de todo o mundo. As Olimpíadas são um concurso de carácter individual.

 

O DCC está ativamente envolvido nas ONI e IOI a vários níveis. Em termos científicos, desde 2001 que está envolvido na criação dos problemas e na preparação e treino dos participantes portugueses. Em termos logísticos, desde 2006 que acolhe a final nacional e desde 2005 faz parte da comitiva portuguesa que se desloca até às IOI. Presentemente, lidera toda a parte científica da prova, apostando fortemente na criação de condições para que os alunos portugueses de todas as regiões do país possam brilhar ao mais alto nível, sendo que nos últimos anos Portugal tem obtido múltiplas medalhas nas IOI e também em concursos com o CIIC (Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência).

 

Principais destaques:

  • Final Nacional no DCC há 13 anos seguidos (desde 2006)
  • Criação dos problemas e preparação e treino dos alunos liderada pelo DCC
  • Múltiplas medalhas atingidas pelos alunos portuguesas nas IOI e CIIC

 

Contacto: oni@dcc.fc.up.pt
Website ONI'2018: http://oni.dcc.fc.up.pt/2018/
Website IOI'2018: https://ioi2018.jp/
[ver galeria de imagens]


Torneio de Programação para Alunos do Secundário

O ToPAS é concurso de programação destinado a estudantes do ensino secundário. É feito nos moldes do ICPC, com equipas de 3 elementos, e tem como principais destinatários as escolas da região norte do país. Esta iniciativa do DCC tem uma longa história e já vai em 16 edições que ao todo envolveram mais de 400 equipas perfazendo mais de 1200 alunos participantes.

 

Website do ToPAS: https://topas.dcc.fc.up.pt/


 Mooshak - Sistema de Avaliação Automática de Código

O Mooshak é uma das mais antigas e conhecidas plataformas de gestão de concursos de programação. É um sistema que permite avaliar automaticamente código submetido pelos participantes e é ativamente usado em muitos cenários. É neste momento a plataforma usada nas MIUPs e ToPAS e foi usada em múltiplas edições do SWERC. É também usada em ambiente de aulas, não só no DCC, mas também em outras instituições de ensino portuguesas e estrangeiras. O Mooshak foi criado no DCC, onde continua a ser desenvolvido.

 

Website do Mooshak: http://mooshak.dcc.fc.up.pt/