Departamento

Apresentação

O Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) tem por missão assegurar um programa de excelência no ensino, na investigação e serviços à comunidade na área de Ciência de Computadores.
 
A Ciência de Computadores divide-se em muitas sub-áreas de teoria e prática de computação, tais como fundamentos da computação, algoritmos e estruturas de dados, linguagens de programação, sistemas de operação, sistemas de computação paralelos e distribuídos, redes de computadores, segurança informática, inteligência artificial, ciência de dados, bioinformática e computação gráfica.
 
O DCC oferece formação especializada na área de Ciência de Computadores / Informática ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, possibilitando aos seus formandos o acompanhamento autónomo e independente do progresso na área, com incidência em áreas fundamentais, mas nunca perdendo de vista a realização prática dos conhecimentos e competências adquiridas.
 
O DCC tem como objetivos a criação, partilha e aplicação de conhecimento na área de Ciência de Computadores, não só através do ensino e formação mas, também, através da investigação (I&D) e da transferência de tecnologia. O DCC mantém fortes ligações com a sociedade e empresas, por via da Universidade do Porto ou dos Centros de Investigação  associados.
 
Como departamento, tem dinamizado e participado em concursos nacionais e internacionais de programação para alunos do ensino secundário (Olimpíadas de Informática e ToPAS), e para alunos universitários, a MIUP e a SWERC. Nestas provas, o DCC tem-se destacado por conquistas de alunos e docentes.
 
 
História do DCC
 
 
A formação na área de CC/Informática na FCUP remonta a 1985 no âmbito do Grupo de Matemática Aplicada. Na altura, os docentes  Miguel Filgueiras, Armando Matos e Luís Damas provenientes, respetivamente, do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, do Departamento de Engenharia Electrotécnica da FEUP, e do Grupo de Matemática Pura da FCUP, propuseram o lançamento na Universidade do Porto de uma licenciatura em Matemática Aplicada (ramo de Ciência de Computadores).
 
Mais tarde, em Março de 1996, foi criado o Departamento de Ciência de Computadores e lançada a licenciatura em Ciência de Computadores. Desde então, o departamento tem diversificado a sua oferta formativa, a nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, na área de Ciência de Computadores.